Sunday, March 03, 2013

Viver não custa. Custa saber viver. II

Quando a situação económica das famílias é má, estes problemas são mais dificeis de resolver. O meu pai, o único sustento da casa, ficou sem trabalho. Após 6 anos a viver na corda bamba, sem conseguir encontrar trabalho em Portugal, teve que tentar a emigração. E ele conseguiu arranjar um trabalho em Inglaterra. A mentalidade portuguesa é tão infeliz. Cá o meu pai foi a várias entrevistas e subtilmente diziam que tinha demasiada idade para a função, lá fora, a idade e experiência profissional do meu pai foram muito importantes para que ele fosse seleccionado. Os empregadores portugueses precisam urgentemente de mudar a mentalidade. Não percebo porque é que em Portugal tudo é um entrave ao desenvolvimento. As mentes são mesquinhas, ainda se vive das aparências e sofre-se demasiado de "titulitis", ou seja, a mania dos títulos académicos. Muitos licenciados acham-se superiores só porque fizeram um curso e se alguém não os trata com o dr atrás, cai o Carmo e a Trindade. Eu também tenho uma licenciatura e não é por isso que me vou armar em carapau de corrida e fazer-me de superior. Somos todos iguais e somos todos precisos, desde o carpinteiro ao médico. Precisamos apenas de desempenhar as funções profissionais com competência e honestidade sejam elas quais forem.


No comments: